top of page

Curiosidades

  • De 1890 a 1937 a Capoeira foi “proibida” por lei.

Seguem os dados da lei de proibição:

 

Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil

 

(Decreto número 847, de 11 de outubro de 1890)

 

Capítulo XIII -- Dos vadios e capoeiras

 

Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação Capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal;

 

Pena -- de prisão celular por dois a seis meses.

 

A penalidade é a do art. 96.

 

Parágrafo único. É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a alguma banda ou malta. Aos chefes ou cabeças, se imporá a pena em dôbro.

 

Art. 403. No caso de reincidência será aplicada ao capoeira, no grau máximo, a pena do art. 400.

 

Parágrafo único. Se fôr estrangeiro, será deportado depois de cumprida a pena.

 

Art. 404. Se nesses exercícios de capoeiragem perpetrar homicídio, praticar alguma lesão corporal, ultrajar o pudor público e particular, perturbar a ordem, a tranqüilidade ou segurança pública ou for encontrado com armas, incorrerá cumulativamente nas penas cominadas para tais crimes.

 

Somente em 1935 a capoeira deixou de constar como arte proibida com a queda do Decreto de 11 de outubro de 1890.

 

  • Os capoeiristas costumavam usar calças boca de sino e no período em que a capoeira ficou proibida por lei (1890-1930) a polícia, para detectar os capoeiristas, colocava um limão dentro das calças do indivíduo. Se o limão passasse pela pernas e saísse pela boca das calças, a pessoa era considerada capoeirista.

 

  • Os capoeristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época "emprenhava a urna". Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.

 

  • Antigamente, era de costume os capoeristas trajarem terno de linho branco e chapéu. Era considerado um bom jogador aquele que conseguisse sair da roda com o terno impecavelmente limpo e não derrubasse o chapéu.

 

  • Mestre Bimba só aceitava na sua academia alunos que tivessem a carteira de trabalho assinada, fossem estudantes ou tivessem alguma ocupação reconhecida.

 

  • "Vadiar" significa jogar por prazer, por diversão. Na época da escravidão a vadiação era o lazer dos escravos nas horas de descanso.

 

  • "Crocodilagem" é o nome dado a um jogo duro que submete o capoeira a uma situação de inferioridade ou deslealdade.

 

  • "Caxinguelê" é o nome dado a meninos que praticam capoeira.

 

  • O gol de bicicleta utilizado no futebol teve influência dos movimentos da Capoeira.

 

  • "Esquenta Banho" era a senha que mestre Bimba dava a seus alunos para um jogo rápido, apressado. A expressão nasceu após as aulas, quando Bimba obrigava os alunos a tomar banho frio, ligeiro,porque a caixa d' água era pequena.

 

  •  A "Roda de Capoeira" recebeu em 26/11/2014, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

  • O Berimbau de Beiço ou de Boca , também conhecido como "marimbau" ou "marimba", é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a um grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador e a percussão é feita com o polegar. Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo.

Berimbau de boca
berimbau de boca
bottom of page